O papel da literatura na vida social é muito importante e atinge de maneiras diversas pessoas com temperamentos diferentes e de profissões diferentes. Além da função estética (arte da palavra e expressão do belo), uma obra literária pode ter várias funções.
Entre elas podemos citar, a função lúdica (divertimento), a função cognitiva (forma de conhecimento de uma realidade objetiva ou psicológica), a função filosófica (questionar, provocar o leitor); a função catártica (que é muito importante, entendendo catarse a purificação de sentimentos, como o próprio Aristóteles falava ou, simplesmente, a libertação de emoções reprimidas) e a função pragmática (pregação de uma maneira de viver).
Não podemos esquecer que no Quixote de la Mancha, o protagonista enlouquece lendo novelas de cavalaria. Ou seja, a literatura pode modificar a maneira de ver o mundo do leitor.
Isabel Furini é autora de "O Livro do Escritor".
Un excelente artículo.Creo que el conocer la clave de como llegar a captar el interés del lector con éxito, es como "el paraíso perdido" o "el secreto del alquimista" que los que escribimos vivimos buscando. Creo que tu libro debe ser interesante y muy atinado!
ResponderExcluirUn placer leer tu trabajo!
Un abrazo y que te sigo visitando!
Besos desde Galicia