segunda-feira, 21 de maio de 2012

O SONHO DE PEDRINHO (Figuras geométricas)

Pedrinho estava estudando os quadriláteros na escola.
A professora disse que os quadriláteros são figuras com 4 lados. Estão divididos em paralelogramos e trapézios.
O Paralelogramo tem os lados opostos paralelos.
O trapézio possui só dois lados paralelos.

Uma noite ele sonhou que os quadriláteros falavam!


OS PARALELOGRAMOS

Eu sou um quadrado,
tenho quatro lados,
são todos iguais.
Eu tenho dois primos
e vou apresentá-los:

Este é o Retângulo,
ele tem quatro lados,
dois pequeninos
e dois bem maiores.

ESSE É O LOSANGO

Esse é o Losango,
também tem quatro lados,
são todos iguais,
mas ele está apoiado
só num pé.
(E eu acho que deve doer).

– Meu pé! – gritou o Losango zangado
– Chama-se vértice menor.
– Tudo bem, primo – disse o Quadrado.
– Não fique zangado!

Nós somos da família dos paralelogramos,
pois nossa família tem outro ramo,
que são os trapézios.

O trapézio é uma figura que possui só dois lados paralelos.



Pedrinho sonhou que os quadriláteros lhe faziam perguntas:

– Agora vejamos, Pedrinho:
Que forma tem a porta?

– Forma de retângulo – respondeu o menino.

– Que forma tem a cama?
– Retângulo também.


– E as portas de seu armário?
– Retângulos. Todos retângulos.

– E a porta da geladeira?
– Retângulo também.
– E a janela?
– Retângulo.













O QUADRADO

– Chega! – gritou o quadrado.
– Deixe-me falar de mim.

– Veja a mesinha da sala.
– Ela é quadrada.

– E o assento de sua cadeira?
– Quadrado também. – respondeu Pedrinho.



O LOSANGO
– E eu? – perguntou o Losango enciumado.
– Onde tem objetos que me lembrem?
– Ninguém gosta de mim?

– Claro que gostamos de você – disse Pedrinho

– E onde estou eu? Na porta da geladeira? Não!
Nas cadeiras? Não! Nas mesas? Também não!
Não estou em nenhum lugar.
Ninguém gosta de mim.
– Veja minha pipa! – exclamou Pedrinho
abrindo a porta do armário e pegando uma pipa colorida.

– Sou eu! – disse contente o Losango.
E ficou feliz porque ele fazia parte da vida do Pedrinho.





O TRIÂNGULO

Eu sou o triângulo retângulo
e tenho três lados.
Também tenho dois irmãos.

O triângulo equilátero.
Seus lados são todos iguais
e o triângulo escaleno
tem lados desiguais.


 O CILINDRO
Eu sou o cilindro,
eu sou bonitinho.
Se você me empurrar,
eu posso rolar.

– Eu sei. – disse o Pedrinho. – As latas de lixo...
Elas são cilindros.












 O CONE

– Eu sou o cone.


Você me conhece?


– Sim! – gritou Pedrinho.


– Eu conheço você dos aniversários.
As crianças colocam chapéus coloridos
com forma de cone.




O Cone ficou contente:
– Eu gosto de aniversários! – gritou.

O CÍRCULO

– Eu sou o círculo,
todo redondinho,
sou um pouco gordinho.
Desenhem-me como uma bola
que rola e rola...


A PIRÂMIDE

– Eu sou a pirâmide,
tenho cinco lados.
Quatro de meus lados
unidos na ponta
sobre um quadrado.

– Eu sei! – gritou Pedrinho entusiasmado.
No Egito tem pirâmides.
– Que menino inteligente! – disse a Pirâmide.

Na noite seguinte, Pedrinho teve um sonho diferente, sonhou que viajava de avião e chegava ao Egito.

Lá via as pirâmides, brincava com sua bola e remontava sua pipa colorida.


4 comentários:

  1. Oi Isabel, bonito e criativo conto! Diverte e ensina, com ótimas imagens e exemplos, parabéns!Abraços, e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabel!
    Gostei muito, matemática com literatura! Parabéns pelo conto!
    Abraços.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia e comente “A DESPEDIDA DE TEDDY LOMBARD” no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...