domingo, 13 de janeiro de 2019

Traição??? (Crônica de Isabel Furini)


Ana e Juliano são invejados pelos amigos. Ambos são professores de literatura, amam livros, especialmente os romances escritos por grandes autores como Proust, Kafka,  Joyce. Ambos desprezam os livros de autoajuda.

- Livros superficiais. Não sei como as pessoas podem ler esses livros, sem qualidade literária - enfatizava Juliano.

O casal compartilhava leituras, teatro, ópera, concertos. De repente, Ana começou a passar os finais de semana com sua irmã.

– Passarei o sábado com  Geraldina, querido - disse ela com voz meiga.

Juliano suspeitou.  Geraldina sempre viajava no final de semana, pois tinha uma chácara na cidade de Araucária. Sorrateiro, ele falou com o seu amigo Daniel que trabalhava no UBER.

Sábado; quando Ana saiu, Juliano, que já havia combinado com Daniel, subiu ao carro e a seguiu a uma distância prudente. Ela pegou a estrada que leva à cidade de Araucária. Ela tem um amante, pensou Juliano, mas não disse nada. Ficaram em silêncio. Daniel acendeu um cigarro. Meia hora depois, ela estacionou o carro diante da chácara da irmã.

Juliano desceu do Uber e caminhou até a porta da chácara. Ana estava olhando-o com olhos esbugalhados.

Ela chorando disse: - Querido, eu não queria que você soubesse...   sinto muito. Vai ser horrível para você!

- Ana...

- Eu falei com minha irmã e ela me aconselhou a cometer traição. Sinto muito... foi para que você não sofra..

- Você tem um amante, Ana?

- Não, Juliano. Mas eu sei que você odeia... Você odeia mesmo. E eu gosto. Sinto muito mas eu  gosto muito de ler livros de autoajuda.

Fotografia de Isabel Furini

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...