quinta-feira, 8 de março de 2012

Barulho ou silêncio?

A maioria das pessoas que mora nas grandes cidades está submetida ao estresse constante do barulho. Pode ser consciente de que está sendo afetada pelos constantes ruídos dos motores dos carros e motos que transitam pelas ruas, ou do vizinho que escuta música e obriga também todo o prédio a escutar gratuitamente. São ruídos diversos: da rua é o carro, a moto, o caminhão, o ônibus, as pessoas falando, a música, a britadeira, ou o coro da igreja que se reúne às 6 ou às 7 horas da manhã para cantar (nada contra coros de igrejas, mas muitos de nós trabalhamos até tarde e gostamos de dormir até as 8h30min). Já na casa é a TV, o MP3, o rádio, enfim, parece que somos uma civilização ruidosa, uma civilização que tem medo do silêncio. E essa palavra, silêncio, quase esquecida, que parece servir como enfeite de frases bonitas, é necessária para a saúde emocional e mental da população.

O problema é que acima de 50 decibéis a concentração para o trabalho é prejudicada e o sono não é tranquilo. Mais de 60 decibéis aumenta o nível de cortisona no sangue, induz a liberação de endorfina (isso vai tornando a pessoa dependente). Sim, pode ser difícil de acreditar, porém muitas pessoas são dependentes de ruídos. Elas precisam de música, de TV ligada, algum barulho para poder dormir.

Lembrei-me de uma amiga que planejou com a família uma viagem de uma semana no interior do Paraná para visitar as termas. Ela mesma disse que era um lugar belo, campestre, aconchegante e silencioso! Minha amiga não conseguia dormir com tanto silêncio. O silêncio a incomodava. Voltou no terceiro dia dizendo: “Eu sou urbana, preciso de algum barulho para dormir”.

Talvez se nós continuarmos tão civilizados, precisaremos participar de alguns cursos para reaprender a arte do silêncio, para sermos capazes de apreciar o silêncio como o faziam os nossos antepassados.

Crônica de Isabel Furini publicada no ICNews

Um comentário:

  1. Está muito certa! Eu com certeza me matricularia em um curso desses! Todos nossos momentos são cercados de muito, muito barulho!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...