quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Premio de Literatura UFF 2011




A festa do Prêmio UFF (Universidade Federal Fluminense) deste ano foi realizada no Teatro Municipal de Niterói. Na cerimônia de premiação, além da entrega de certificados e representação teatral dos primeiros lugares de poesia, conto e crônica, foi lançado o livro "Prêmio UFF de Literatura 2011 - Antologia de textos premiados - Poesia, Conto e Crônica", organizado pela professora Sônia Peçanha.



O tema foi do concurso foi "Viagem à Itália", e esclareço que fui honrada com o terceiro lugar na categoria Poesia. Meu poema premiado "Vinhedo" honra a memória de minha avó Maria Assunta.


Ana Paula Campos, da Assessoria de Comunicação e Eventos da Editora da UFF, informou que: "Nesta quinta edição, o Prêmio UFF de Literatura teve dupla comemoração: além de integrar os festejos pelo aniversário da Universidade Federal Fluminense, uniu-se à programação do momento Itália-Brasil, promovido por conta dos 150 anos da unificação italiana e dos 65 da proclamação da República naquele país. O evento contou com o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Euclides da Cunha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFF, da Comunità Italiana e da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura".

Os ganhadores foram:
Categoria Poesia: Eduardo de Paula Nascimento, de Franca, São Paulo, Carlos Alberto Pessoa Rosa, de Atibaia, em segundo lugar, e Isabel Furini, de Curitiba, em terceiro.

Categoria crônicas: Nilson Lattari, de Juiz de Fora, ficou em primeiro lugar, Afonso Caramano, morador de Jaú, São Paulo, em segundo, e Sérgio Bernardo, de Nova Friburgo, em terceiro.

Categoria conto: Newton Novaes Barra Filho, de Maricá, Henrique José da Silva Bon, de Nova Friburgo, segundo lugar, e Danielle Oliveira, de Mossoró, Rio Grande de Norte, em terceiro.


Todos autores selecionados ganharam livros. Na contracapa podemos ler as palavras do Reitor da Universidade Federal Fluminense, Roberto de Souza Salles:
"O Prêmio UFF de Literatura chega a sua quinta edição o que comprova que já conquistou um lugar no calendário dos eventos literários do país. Neste ano, ele faz parte da programação oficial do Momento Itália-Brasil, e o tema proposto foi "Viagem à Itália". Mais uma vez, poetas, cronistas e contistas se esmeraram na composição de textos inéditos, inspirados pelas belezas e pela riqueza histórica do país homenageado. "

Um fato marcante do evento foi a leitura teatralizada da poesia, da crônica e do conto vencedores,pelos aos atores Ana Moura, Ricardo Lyra Jr. e Melissa Prado, integrantes do Nepac (Núcleo de Ensino e Pesquisa de Artes Cênicas) da UFF, sob a direção de Leonardo Simões. Destaque para o jovem Ricardo Lyra Jr. que com espontaneidade realizou um trabalho excelente e divirtiu a plateia.



Fotografias: Divulgação/Ronaldo Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...