sábado, 12 de dezembro de 2015

Livro conta história das famílias italianas de Santa Felicidade

Em 14 de dezembro, os descendentes de italianos que ainda não adquiriram o livro "Nossas origens" poderão conhecer um pouco mais da origens das famílias que se estabeleceram em Santa Felicidade. O livro, escrito de maneira fluente, é uma pesquisa série sobre a colonização italiana.

A obra ossas Origens é autoria de Ericson Ives Costa, Janice do Rocio Colodel Costa e Nelson Costa.


O livro, em 292 páginas, consegue fazer um amplo registro histórico sobre os ciclos migratórios realizados por italianos, descreve as localidades de origem e a trajetória dos imigrantes e seus descendentes, relatando fatos e resgatando sua memória.

Vejamos os dois primeiros parágrafos do livro:

"Como diz o título do livro, O Bairro que Chegou Num Navio, Santa Felicidade foi criada por 15 famílias de imigrantes italianos que desembarcaram em Paranaguá no dia 5 de janeiro de 1878 e chegaram à região em novembro do mesmo ano.

Conforme consta no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro o Vapor Sully atracou na Ilha das Flores no Rio de Janeiro, em 2 de janeiro de 1878, vindo do porto de Gênova, Itália, tendo como Capitão Adolfo Segond e 900 passageiros a bordo. Após as formalidades do serviço de imigração na ilha, o navio rumou para Paranaguá aonde chegou no dia 5 de janeiro do mesmo ano."

Na continuação a obra conta quais famílias foram para Curitiba e ficaram em Santa Felicidade. A obra é um importante registro histórico e tem valor especial para os descendentes dessas famílias.

O lançamento do livro faz parte das atividades culturais da 1ª Feira de Arte Contemporânea Art Invest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...