quinta-feira, 19 de abril de 2012

ADAM SANDLER É O PIOR ATOR DO MUNDO? (Crônica)



Decidi escrever sobre Adam Sandler influenciada por uma conversa com algumas amigas sobre o Framboesa de Ouro. Estávamos numa confeitaria deliciando-nos com bolo de chocolate quando surgiu a conversa sobre o filme "Cada um tem a gêmea que merece".

Eu ainda não assisti esse filme. Uma das minhas amigas achou o filme muito sem graça. Outra disse que é ruim, mas não é o único filme ruim de 2011. Já minha amiga que é professora de alunos de nível médio pensa que é bullying o fato de Adam Sandler ter ganhado sozinho nas categorias: pior ator, pior atriz e pior dupla. Isso pode acabar com a carreira de qualquer pessoa.

Comentamos que o comediante tinha uma carreira. Agora não será fácil para ele. Será que é divertido acabar com outros? Humilhar? Acabar com as chances que o outro tem em alguma profissão?

O Framboesa de Ouro é uma paródia do Oscar, um antiOscar poderíamos dizer, premia os piores filmes, atores, roteiros, etc.O idealizador do prêmio foi John Wilson. Ele iniciou a "premiação" nos anos 80.

O prêmio dos piores do ano não perdoa nem aqueles considerados grandes diretores como George Lucas, nem atores ganhadores de Oscar como Angelina Jolie, Michael Caine, Nicole Kidman, Nicolas Cage, Anthony Hopkins e muitos outros.

Nem Luciano Pavarotti conseguiu escapar do Framboesa, ele foi indicado em 1983 pelo filme Yes, Giorgio. Luciano ficou muito deprimido e nunca mais teve coragem de tentar carreira de ator.

O Framboesa de Ouro ao longo dos anos foi destruindo a carreira de alguns bons atores. No caso de Sean Connery, que foi indicado ao Framboesa de Ouro por Os vingadores (1998), ele fez mais dois filmes, que foram criticados, e desistiu do cinema desiludo com Hollywood.

Em 2011, aconteceu algo inusitado. Sandra Bullock, a menina de ouro, demonstrou que não seria o Framboesa de Ouro que acabaria com a carreira dela, não! Ela foi receber o prêmio. Corajosa, foi muito aplaudida. Poucos dias depois foi aplaudida na festa do Oscar. Como pode a mesma pessoa ser a pior e a melhor do ano? Vergonha para John Wilson. Errou feio, não é mesmo?

Talvez por isso, neste ano mudou a data do Framboesa de Ouro, agora é no 1º de abril, depois do Oscar. E, além disso, tinha que esculhambar alguém, mas esculhambar mesmo! Visando que o público esquecesse a vergonha do erro cometido contra a Sandra Bullock. Derrubar em uma só tacada Adam Sandler e Al Pacino era algo que o Framboesa não queria perder.

Discutimos sobre o fato de Adam Sandler ter sido vítima de bullyng por parte dos organizadores do antiOscar, o Framboesa de Ouro.

Penso que a melhor atitude quando não gostamos de um ator, de um diretor ou do assunto de um filme é não assistir. Só isso. Acho interessante que algumas pessoas assistem a filmes com atores ou roteiros que odeiam só para poder criticá-los.

Será que o mundo moderno é tão agressivo, tão seletivo, que a maioria das pessoas já sofreu de frustrações e quer descarregar essa carga emocional nos outros?

É como se o agressor estivesse dizendo: “Eu fracassei várias vezes, mas vejam o Adam Sandler, ele é pior do que eu. Ele é de nada. Ganhou três Prêmios Framboesa e pode ser considerado o pior do mundo”.

Será que isso dá prazer para algumas pessoas?

Vivemos em um mundo tão assustador como o mundo dos vampiros ou das tribos primitivas. Os terrores podem ser outros, mas o terror está aí. É o medo de perder o emprego, de fracassar, de ser criticado, de ser deixado para trás, de ser enganado. Medo do fracasso. Medo da solidão. Medo de morrer ou de não morrer... Nossa civilização é tão assustadora!






E o glamour é tão falso, não é? Você notou que os profissionais não vão a festas para se divertirem, eles fazem “contatos”. Não vão à praia porque gostam de praia, mas porque temem os comentários dos vizinhos e amigos. Alguém poderá se perguntar: Ele não tem dinheiro para lazer?

Vivemos no mundo da imagem, do photoshop, todos queremos ser lindos e bem sucedidos como algumas estrelas de Hollywood – digo, algumas estrelas, porque tudo nos leva a pensar que Adam Sandler foi simplesmente sacaneado. Ou, para usar uma imagem mais própria de Hollywood, posso dizer que ele foi devorado por um buraco negro. E não merecia isso. Vamos esperar agora que algum Justiceiro da galáxia possa salvá-lo.


Isabel Furini é escritora e poeta premiada, autora de “Eu quero ser escritor – a crônica”, do Instituto Memória, Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...