quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Poesia em dose Tripla: Marília Kubota, Lau Siqueira e Vássia Silveira

Em 24 de outubro/2015, no Museu Guido Viaro, em Curitiba, aconteceu o evento Poesia em Dose Tripla.

Marília Kubota autografou micrópolis, editado pela Lumme em 2014.
Lau Siqueira lançou a obra Livro Arbítrio publicado pela Casa Verde, em 2015.
Vássia Silveira autografou Febre Terçã, editada pelo selo Off Flip, em 2013.

Poetas prestigiaram o evento, entre eles, Guido Viaro (Neto), Homero Gomes, Luis Ronconi, Deia Motta, Susana Arceno Silveira e outros. Também esteve presente a jornalista e escritora Marilena Wolf de Melo Braga.



Lau Siqueira, Marilena Wolf de Melo Braga, Marília Kubota e Vássia Silveira


LAU SIQUEIRA

Livro Arbítrio é o sexto livro de poemas de Lau que atualmente reside em João Pessoa.

Livro Arbítrio, assim como Poesia Sem Pele, faz parte da série Cidade Poema, voltada a participantes do projeto homônimo e inaugurada em 2010 com O Livro das Fraquezas Humanas, de Pedro Stiehl. A nova obra de Lau Siqueira é dividida em duas partes: Ventanias – sobras tatuadas da memória e Pequenas chuvas – tercetos ocasionais para Alice Ruiz. Ao todo são 55 poemas, 40 no primeiro grupo, mais longos e marcados pela memória familiar – tinta de dor –, como define no prefácio o poeta e crítico Amador Ribeiro Neto. Nos 15 tercetos dedicados à poeta paranaense, Lau une a leveza à profundidade.




Resistência
o que me sustenta
sobre a carne e osso
é não ter aprendido a desistir

viver é voar
até sumir


MARÍLIA KUBOTA

Na foto Marília Kubota e Alvaro Posselt


micropolis traz 34 haicais, a maior parte escritos em oficinas de criação literária. No ano de 2014 Marilia Kubota começou a orientar oficinas sobre a forma poética japonesa, e escreveu alguns exercícios, que nunca havia experimentado antes. “Foi uma brincadeira. Jamais imaginei que poderia escrever haicais. Para mim, a poesia de Bashô, Issa e outros mestres japoneses é inigualável. Só pude me soltar porque escrevi sem pretensão de publicar um livro”, conta a poeta. micropolis é seu terceiro livro de poesia, antecedido por “Esperando as bárbaras”, de 2012 (Blanche Editora) e Selva de Sentidos, em 2008 (Água-forte Edições).





Marília Kubota e o poeta Homero Gomes




neste outono
nem uma seta no alvo
pássaros nas nuvens
Marília Kubota


VÁSSIA SILVEIRA
Já o livro da escritora e jornalista paraense Vássia Silveira, Febre Terçâ é pontuado pela delicadeza. Numa linguagem de bordados, transparecem a nostalgia, as lembranças, a saudade, os amores idos, a sensualidade. Segundo Zuenir Ventura, “a poesia de Vássia está infectada de um lirismo contido, disfarçado pela presença contagiante das imagens telúricas: maresia, inverno, primavera, flores.”

Embora o livro tenha sido publicado em 2013, a autora não fez um lançamento oficial, reaparecendo na Feira Entremostras, da Fundação Cultural Badesc, que apresentou publicações Independentes, em agosto, em Florinaópolis, cidade onde mora a poeta. Em sua obra, Vássia conta ainda com o livro de crônicas Indagações de ameixas (2011) e dos infantis Quem tem medo de mapinguari? (2008) e Braboletas e Ciuminsetos (2007)




Desejos
Não quero ser apenas leve
porque cultivo em mim
a ferida de quem desconhece
os próprios abismos
(Febre Terçã)





As chuvas
me arrastam
Deserto.

Vássia Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...