quinta-feira, 29 de outubro de 2015

O MARKETEIRO (Crônica de Humor)


Márcio entrou na lojinha que vendia bijuterias finas e peças de prata legítima. Exposição de semijóias em vitrines distribuídas estrategicamente no local. Do lado direito, pulseiras, do lado esquerdo anéis, e na parte de atrás da loja, os colares de jaspe, água marinha, ágata, citrino, ametista e outros.

Um vendedor de gravata azul mostrava um colar de prata com pedras de turmalina verde, a uma freguesa que gostara do produto, mas achara muito caro. O colar ficará lindíssimo na senhora, pois a senhora tem pescoço de cisne, disse o vendedor. A mulher sorriu.

Márcio olhava uma gargantilha de prata com um pingente de cristal rosa quando o vendedor, entusiasmado com o sorriso da cliente, acrescia: – O colar ficará belíssimo na senhora; a senhora tem olhos verdes de felino!

Márcio pensou que a mulher era feinha, mas a mulher sorriu e, desta vez, olhou o chão um pouco acanhada. Feliz com o êxito, o vendedor continuou.

– A senhora deveria levar o colar, ficará esplêndido, pois a senhora parece uma coelhinha de revistas masculinas. Ficará esplendido sim – e a senhora chamará a atenção pois tem andar de gazela.

– Vou levar! – decidiu a mulher, sorridente. O vendedor parabenizou-a pela compra e aproximou-se de Márcio.

– Preciso de um presente para minha esposa.

– Deixe-me adivinhar – disse o vendedor muito autoconfiante. – É aniversário de casamento.

– É – disse Márcio friamente.

Nesse momento a compradora terminava de pagar sua conta e saía da loja. O vendedor de gravata azul começou a mostrar um colar de prata e marfim para Márcio.

– Este colar é uma novidade com design moderno. O senhor que é uma pessoa de bom gosto vai apreciá-lo porque... – Márcio não resistiu e interrompeu a fala do vendedor enfatizando:
– Não quero elogios. O senhor não acha que exagerou ao elogiar a moça? Ela não é tão bonita.
– Elogiar? Exagerar? Não! Não!.. – exclamou o vendedor. – O senhor é que não entendeu. Essa mulher realmente tem pescoço de cisne, olhos de tigresa, aparência de coelhinha, andar de gazela, ela parece com um ornitorrinco.

Isabel Furini é escritora e poeta - e-mail: isabelfurini@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...