A professora disse que os quadriláteros são figuras com 4 lados.
Estão divididos em paralelogramos e trapézios.
O Paralelogramo tem
os lados opostos paralelos.
O trapézio possui
só dois lados paralelos.
Uma noite ele sonhou que os quadriláteros falavam!
OS PARALELOGRAMOS
Eu sou um quadrado,
tenho quatro lados,
são todos iguais.
Eu tenho dois
primos
e vou apresentá-los:
Este é o Retângulo,
ele tem quatro lados,
dois pequeninos
e dois bem maiores.
ESSE É O LOSANGO
também tem quatro
lados,
são todos iguais,
mas ele está
apoiado
só num pé.
(E eu acho que deve
doer).
– Meu pé! – gritou
o Losango zangado
– Chama-se vértice
menor.
– Tudo bem, primo –
disse o Quadrado.
– Não fique
zangado!
Nós somos da
família dos paralelogramos,
pois nossa família
tem outro ramo,
que são os
trapézios.
O trapézio é uma
figura que possui só dois lados paralelos.
Pedrinho sonhou que os
quadriláteros lhe faziam perguntas:
– Agora vejamos, Pedrinho:
Que forma tem a porta?
– Forma de retângulo –
respondeu o menino.
–
Que forma tem a cama?
– Retângulo também.
–
E as portas de seu armário?
– Retângulos. Todos
retângulos.
–
E a porta da geladeira?
– Retângulo também.
– E a janela?
– Retângulo.
– E a janela?
– Retângulo.
O QUADRADO
– Chega! – gritou o quadrado.
– Deixe-me falar de mim.
– Ela é quadrada.
–
E o assento de sua cadeira?
– Quadrado também. –
respondeu Pedrinho.
O LOSANGO
–
E eu? – perguntou o Losango enciumado.
–
Onde tem objetos que me lembrem?
– Ninguém gosta de mim?
–
Claro que gostamos de você – disse Pedrinho
– E onde estou eu? Na porta
da geladeira? Não!
Nas cadeiras? Não! Nas mesas?
Também não!
Não estou em nenhum lugar.
Ninguém gosta de mim.
– Veja minha pipa! – exclamou
Pedrinho
abrindo a porta do armário e
pegando uma pipa colorida.
– Sou eu! – disse contente o Losango.
E ficou feliz porque ele fazia
parte da vida do Pedrinho.
O TRIÂNGULO
Eu
sou o triângulo retângulo
e tenho três lados.
Também tenho dois irmãos.
O
triângulo equilátero.
Seus lados são todos iguais
e o triângulo escaleno
tem lados desiguais.
O CILINDRO
Eu sou o cilindro,
eu sou bonitinho.
Se você me empurrar,
eu posso rolar.
– Eu sei. – disse o Pedrinho.
– As latas de lixo...
Elas são cilindros.
– Eu sou o cone.
Você me conhece?
– Sim! – gritou Pedrinho.
– Eu conheço você dos aniversários.
As crianças colocam chapéus coloridos
com forma de cone.
O Cone ficou contente:
– Eu gosto de aniversários! –
gritou.
O CÍRCULO
–
Eu sou o círculo,
todo redondinho,
sou um pouco gordinho.
Desenhem-me como uma bola
que rola e rola...
A PIRÂMIDE
–
Eu sou a pirâmide,
tenho cinco lados.
Quatro de meus lados
unidos na ponta
sobre um quadrado.
– Eu sei! – gritou Pedrinho
entusiasmado.
No Egito tem pirâmides.
– Que menino inteligente! –
disse a Pirâmide.
Na noite seguinte, Pedrinho teve
um sonho diferente, sonhou que viajava de avião e chegava ao Egito.
Lá via as pirâmides, brincava
com sua bola e remontava sua pipa colorida.
Oi Isabel, bonito e criativo conto! Diverte e ensina, com ótimas imagens e exemplos, parabéns!Abraços, e uma boa semana!
ResponderExcluirObrigada, Vanice.
ExcluirOlá Isabel!
ResponderExcluirGostei muito, matemática com literatura! Parabéns pelo conto!
Abraços.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)
Convido para que leia e comente “A DESPEDIDA DE TEDDY LOMBARD” no http://jefhcardoso.blogspot.com/
Obrigada, Jeferson.
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