domingo, 11 de abril de 2010

A LITERATURA NA POLTRONA (Resenha)


A Literatura na Poltrona, José Castello (Record, 2007, 204 páginas) é leitura obrigatória (e prazerosa) para jornalistas, estudantes. Escrito pelo crítico literário, jornalista José Castello, um dos maiores intelectuais do Brasil, a obra instiga o leitor a renovar sua leitura do mundo, seu olhar sobre o jornalismo, sobre os grandes autores.


A Literatura na Poltrona é um livro ágil, sem perder a profundidade. Castello tem o poder de ir até o âmago das questões. Discute a visão dos profissionais do jornalismo cultural. Apresenta histórias de autores célebres, e é um verdadeiro banquete para quem gosta de conhecer um pouco mais e saborear obras literárias de alta qualidade.


O autor conheceu Clarice Lispector, Vinicius de Moraes, João Cabral de Mello Neto e outros monstros sagrados da literatura. Também visitou locais onde viveram o escritor Franz Kafka e o prêmio Nobel de literatura chileno, o poeta Pablo Neruda. Com excelência, o jornalista, como um sábio cicerone nos mostra em Praga (capital da República Tcheca) e no Chile, os elementos que influenciaram os escritores e suas obras, mas, sobretudo, nos ensina a observar, a refletir, a fazer uma leitura de grandes autores e uma leitura mais ampla do mundo. O leitor tem a sensação de subir pela ladeira da montanha da literatura e contemplar um panorama deslumbrante. Um livro que tive prazer de ler e recomendo.


José Castello também publicou "Inventário das sombras" e "Fantasma" (ambos da Record), "O poeta da paixão" (Companhia das Letras) e "O homem sem alma/Diário de tudo" (Bertrand). Atualmente assina o Blog Literatura na Poltrona, http://oglobo.globo.com/blogs/literatura/ - e é colunista do suplemento Prosa & Verso, de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...